top of page

Propósito e Dinheiro

Atualizado: 4 de nov. de 2024

Você já parou para pensar no porque você está aqui? Quais são os seus dons e habilidades que te guiam rumo às suas missões de vida?

Ou será que isso nunca passou pela sua cabeça e a vida está no automático? O trabalho é sinônimo unicamente de ter uma remuneração e assim tudo gira em torno de ganhar dinheiro, comprar pagar; ganhar dinheiro, comprar pagar.


Será que dinheiro é um propósito de vida?
Propósito e Dinheiro

Esse é um tema longo e nesse artigo quero apenas trazer a essência da ideia para instigar você a refletir sobre o assunto.

Primeiramente quero compartilhar com você o que é trabalho para mim. Trabalho é o ato, o esforço, a energia de ajudar pessoas, a ação de contribuir com alguém na solução de um problema. Ele pode ser remunerado, com a sua profissão, ou ele pode ser não remunerado como, por exemplo, a maternidade, a paternidade, bem como trabalhos voluntários. Para mim, o trabalho que você realiza está de acordo com seu propósito quando a sua ação transborda amor, e amor tem tudo a ver com o próximo. Porque você é apaixonada em cuidar dos seus filhos; porque você acorda todos os dias comprometida com seus clientes, por saber que o seu esforço e dedicação fazem a diferença na vida dele e isso te enche de satisfação. Você vibra em fazer parte de uma grande companhia, pois entende o seu papel diante da missão dessa empresa junto à sociedade. Porque você, dona de casa, ama ver sua família cheia de saúde, em um ambiente limpo, organizado e confortável, tudo feito com muito amor por você.

As habilidades e dons são só seus, Deus te presenteou com eles. Você deixá-los iluminar o mundo, impactando no bem das pessoas que acessam seus talentos, sem dúvidas refletem suas missões. Por favor, não confunda talento somente com características profissionais. Ser mãe, dona de casa, ou qualquer outra atividade que exija habilidade e dedicação da sua parte sem remuneração também é um talento. Se você deixar o seu talento materno transbordar, seus filhos serão imensamente beneficiados por isso.

Enfim, quero dizer que eu e você temos vários talentos e, portanto, vários trabalhos. Se soubermos reconhecer nossos talentos, mais fácil será priorizar nossas escolhas. Se realizarmos com verdadeiro amor, e geralmente sentimos o amor quando reconhecemos o bem que fazemos ao próximo, nós encontraremos felicidade mesmo diante das adversidades.

Interessante...nessa história toda não falei em dinheiro. Eu sei o porquê. Porque dinheiro não é causa, dinheiro é consequência. É incrível receber dinheiro como uma das consequências de algo que fazemos com muito amor, mas não é ele que move a sua missão. Se aparentemente for, em algum momento é provável que você sinta um profundo vazio e comece a fazer a pergunta lá do início desse texto: porque eu estou aqui? Qual o moral de tudo isso?

O dinheiro é um veículo que te leva a um objetivo, mas ele não é propósito. O dinheiro é um veículo que permeia praticamente todos os aspectos da nossa vida e por isso ele é tão importante. Pelo fato de ele permear praticamente tudo na nossa vida, ele pode aparentar ser propósito. Mas não é, ele é só um veículo.

Mesmo sendo impossível viver sem dinheiro, é importante entender que enquanto seres humanos nossa satisfação está muito além dessa esfera tão material.

Entenda que nossa sociedade é regida por uma lógica de troca e o dinheiro é o meio que possibilita tal troca. Mas isso é muito diferente de quando pensamos em ações que fazem o bem ao próximo - seja um familiar, seja um cliente, um amigo ou mesmo um desconhecido -, ações essas oriundas de talentos únicos que são só seus. Isso é amor.

Quando você conseguir separar o dinheiro do propósito, você tirará toneladas do seu ombro e encontrará o seu real lugar nesse mundo.

É claro que não só podemos como devemos ter objetivos financeiro. Mas objetivos não são sinônimos de propósito, de missão.

Para compreender melhor esse conceito, vou compartilhar com você uma coisa, Eu tenho como objetivo ganhar x por mês, mas o meu propósito não é esse. O meu propósito é ajudar as pessoas a terem paz de espírito em relação a sua vida financeira. Deus me deu dons, talentos e experiências que me possibilitam colocar essa missão em prática. Eu tenho como objetivo, que é diferente de propósito, ser remunerada através desse trabalho que é regido por um propósito, o que será uma grande alegria! Poder ser remunerada e sustentar a minha família através de uma das minhas missões de vida, tornando ela minha profissão, é uma dádiva, um grande presente que terei gratidão eterna.

Pense nisso: propósito não tem a ver com dinheiro, propósito tem a ver com a missão da sua alma nessa vida.

O dinheiro faz parte da vida, então é natural que tenhamos objetivos em relação a ele. Portanto não confunda objetivos com propósitos. Pense nisso.

Comments


bottom of page