top of page

Objetivos Financeiros

Atualizado: 4 de nov. de 2024



alvo, foco, meta, ações para alcançar objetivos financeiros
Objetivos Financeiros

Quantas e quantas pessoas entendem que trabalho é sinônimo de ganhar dinheiro, somente. Além de eu já ter vivido dessa forma, diariamente conversos com diversos clientes que também vivem assim. Chega um momento que nos sentimos exaustas e totalmente consumidas, simplesmente pelo fato de não haver propósito. Se você acredita que o seu propósito é ser milionária, sinto te dizer que o seu pensamento está equivocado. Isso não é propósito e sim objetivo financeiro, são coisas distintas. É sobre isso que vamos dialogar bastante nesse artigo de hoje.

Primeiramente quero dizer que propósito é o amor que você coloca nas suas ações. Você pode executar qualquer ação com ou sem amor, mas se há amor, certamente há propósito, o qual deve ser acompanhado por objetivos. Se não há amor, não há propósito, porém os objetivos a serem alcançados podem permanecer. Se não há propósito e nem objetivos, é bem importante você buscar ajuda!

Um conceito importante é que para todo e qualquer objetivo há ações a serem executadas para alcançá-lo. Já sabemos que essas ações podem ser realizadas com ou sem amor, o que dita se há ou não propósito. Ambas situações exigirão de você esforço, força, foco, vontade, determinação, resiliência. Não é fácil para ninguém e não é para ser. A diferença é que quando há propósito e você age com amor, em momentos difíceis e desafiadores, você saberá lidar de uma forma muito mais fluida com a situação. O propósito potencializa, naturalmente, o foca, a garra, a determinação, a disciplina. Simplesmente é! Não há esforço sobrenatural e estressante, há o esforço e energia esperado e necessário para realizar todas as ações até alcançar o objetivo. Quando há amor conseguimos aproveitar bem mais o processo.

Se não há amor, você terá que tirar forças sabe-se lá de onde para sustentar a sua caminhada rumo aos seus objetivos. É nesse cenário que costumamos desistir.

Uma vez entendido a diferença entre propósito e objetivos, nesse artigo quero focar na importância dos objetivos, mais especificamente dos objetivos financeiros. Sendo nossos objetivos um dos fatores que geram ações, se eles não forem muito claros e coerentes, suas ações serão soltas e sem destino. Objetivos financeiros bem definidos são extremamente benéficos para a sua gestão financeira e, consequentemente, para a balança financeira da sua família.

É errado trabalhar sem propósito, tendo foco somente o dinheiro e/ou a estabilidade financeira? Não acho que seja errado, principalmente se você tem muita dificuldade em lidar com desafios financeiros. Mas trabalhar somente por dinheiro, no longo prazo, vai sugar tanto a sua energia e motivação em relação ao seu trabalho que ele se tornará cada vez mais cansativo e exaustivo. Todos os dias você acordará tendo que se convencer de que aquilo é um mal necessário. Nesse caso, você precisa ser estratégico: realmente guardar seu dinheiro para um dia poder ter mais amor naquilo que você realiza. Se você não cuidar direito do seu dinheiro, além de se tornar escravo de uma rotina maçante, vai se tornar servo do seu próprio dinheiro. Muitas prisões!

A depender do seu perfil, essa rotina sem propósito, que só visa o dinheiro, vai te cansar rapidamente e a tendência é você jogar tudo para o ar, em busca de um trabalho que reflita uma missão de vida, e tentará ter uma boa estrutura financeira através dele.

Dois caminhos e é claro que ambos tem seus pós e contras. Qual batalha você escolhe lutar? Fugir da batalha é ilusão, cabe a você entender o que te trará mais paz de espírito.

Mas tem uma coisa que independe do caminho escolhido - trabalhar com ou sem propósito - que é um objetivo financeiro que deveria ser igualmente importante para todos: colocar a Lei do Dinheiro em prática. Objetivos financeiros como remuneração, capital investido, carros, casa, viagens, restaurantes, patrimônios, etc, é muito particular de cada um, pois depende do estilo de vida e prioridades únicos de cada pessoa. Porém cuidar do dinheiro é dever de todos.

Pode ser que você tenha um estilo de vida mais simples, sem grandes exigências e luxos. Mesmo isso não sendo prioridade e você não sendo dona de alta remuneração e patrimônio, se você aplica a Lei do Dinheiro a tem a Balança Financeira da sua família em equilíbrio, o seu principal objetivo financeiro foi alcançado!

Ou então você já é mais exigente, tem um padrão de vida mais elevado. Se você conquista todos os seus objetivos financeiros particulares e, além disso, aplica a Lei do Dinheiro e mantem a balança financeira da sua família em equilíbrio, sem dúvidas vários os seus objetivos financeiros foram alcançados.

Considerando esses dois exemplos, o que gostaria de deixar claro é que a Lei do Dinheiro e a Balança Financeira da Família equilibrada tem que ser os seus principais objetivos financeiros. É claro que ganhar mais pode ser um outro objetivo financeiro. O que você precisa evitar é violar a Lei do Dinheiro, que é, por exemplo, destinar toda a sua fonte de renda para bancar desejos. Pior, aumentar o consumo desses desejos desproporcionalmente ao volume da entrada de dinheiro.

Tenha como primeiro objetivo financeiro a prática da Lei do Dinheiro. Adquirindo esse hábito, você estará preparada para aprimorar os seus objetivos financeiros.

Para finalizar, vou te dar uma dica de como praticar a Lei do Dinheiro com amor: um desejo profundo de ter paz de espírito na vida financeira, independente do quanto você ganha hoje. Alimentar esse propósito diariamente aumentará o seu amor pelas ações da Lei do Dinheiro e vai te ensinar muito a controlar seus impulsos pelo consumo e desejos. E sabe quais objetivos você alcançará com essas ações: equilíbrio financeiro, consciência financeira, consumo consciente, hábito de investir, hábito de contribuir com aqueles que tem menos que você. Finalmente algo muitíssimo importante se você é mãe: você estará ensinado ao seu filho a lidar corretamente com o dinheiro desde muito cedo. Educação Financeira dentro de casa.

Comments


bottom of page